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POR HELDER SOBRÊDA - PRESIDENTE DO KOMBI CLUBE do BRASIL


 

Neste trabalho inédito e exclusivo, em relação a kombi, trazemos a decodificação dos modelos em plaqueta e chassi, para a correta identificação dos modelos.
 
A VW identificava os modelos diferentes das Kombis nas plaquetas de alumínio, que contem o número do chassi e o Tipo do veículo. O número ao lado da inscrição "Tipo", identifica o modelo confome tabela abaixo, assim podemos conferir se a Kombi é realmente o modelo que aparenta ser.
                                                                           
Localização da plaqueta:
 
Nas primeiras Kombis, a plaqueta era instalada no cofre do motor, sendo passada para a carcaça da tomada de ar na cabine, do lado direito até o final da produção da primeira geração em 1975. Em 1969, a partri do chassi B9-671062, produzido em 15/10/1969, conforme Boletim Técnico A-89 de Outubro de 1969,  houve uma mudança na plaqueta, onde passaram a informar somente o Tipo do Veículo, Número do Chassi e os pesos admitidos, deixando de informar o ano de fabricação. Nas Kombi Clipper, a plaqueta está na parede divisória da cabine, do lado do banco do motorista, isto até 1990, quando a VW aboliu esta plaqueta.
 
 
                             

KCB - Tipo e Modelo de Kombi na Plaqueta

 IDENTIFICAÇÃO DO MODELO DE KOMBI PELA PLAQUETA E PELO NÚMERO DO CHASSI

A partir do ano/modelo 1983, quando a Kombi (e demais veículos VW) adotaram a numeração do chassi padrão mundial, com 17 dígitos, passamos a contar com o modelo da Kombi também no próprio número do chassi, onde os 7º e o 8º caracteres apontam o modelo, conforme abaixo, padrão que seguiu até 1994:

KCB_Identificação_Modelos_Kombi_1983_a_1

20 - Kombi Luxo (foi Fabricada até 1986)

21  - Kombi Furgão

23 - Kombi Standard

26 - Kombi Pick Up (Cabine Simples e Dupla)

Cabine Dupla foi fabricada até 1986

27 - Kombi Ambulância

De 1995 a 1997, a Kombi Clipper teve na numeração do chassi, o 9º digito também como elemento identificador do modelo da Kombi, ou seja, 3 caracteres do número do chassi passaram a mostrar qual é o modelo correto da Kombi:

KCB_Identificação_do_Modelo_Clipper_1995

211  - Kombi Furgão

231 - Kombi Standard

261 - Kombi Pick Up

271 - Kombi Ambulância

NO FINAL DE 1996 A KOMBI COMEÇOU A SER FABRICADA EM SUA VERSÃO COM TETO ALTO E A PORTA DE CORRER, SENDO QUE JÁ ERAM MODELOS 1997. FORAM POUCAS UNIDADES PRODUZIDAS EM 1996, MAS ELAS EXISTEM NO MERCADO. EM 1997, A KOMBI CLIPPER FOI GRADUALMENTE SUBSTITUÍDA PELA TETO ALTO E COM ISSO, A TETO ALTO TEVE ALGUMAS MODIFICAÇÕES NA IDENTIFICAÇÃO DE MODELOS NO CHASSI. OS CÓDIGOS DA KOMBI FURGÃO E STANDARD MUDARAM NA TETO ALTO, PASSANDO PARA 217 E 237 RESPECTIVAMENTE. O MODELO CARAT, FABRICADO SOMENTE NESTE PERÍODO, ACABOU ADOTANDO TAMBÉM O CÓDIGO 237 NO CHASSIS.

KCB_Identificação_do_Modelo_Teto_Alto_

217 - Kombi Furgão

237 - Kombi Standard/CARAT

261 - Kombi Pick Up

271 - Kombi Ambulância

A partir do ano 2000, a VW mudou a identificação de seus modelos, trazendo inormaçoes mais completas na numeração do chassi e introduzindo elementos de cálculo para dificultar a adulteração, com isso, os modelos também receberam nova codificação, válida de 2000 ao modelo com motor refrigerado a ar de 2006.

KCB_Identificação_de_Modelo_Teto_Alto_
KCB_Identificação_de_Modelo_Teto_Alto_

4º e 5º Caracteres

FB - F=Kombi Furgão/ B=Motor 1.6 a ar

GB - G=Kombi Standard/Lotação/Ambulância B=Motor 1.6 a ar

HB - H=Kombi Pick up/ B=Motor 1.6 a ar

7º e 8º Caracteres

7X - Kombi Furgão/Standard

Lotação/Ambulância

7Y - Kombi Pick Up

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