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por helder sobrêda

Presidente - Kombi clube do brasil

 

neste trabalho inédito e exclusivo, em relação a kombi, trazemos a decodificação dos modelos em plaqueta e chassi, para a correta identificação dos modelos.

 

A VW identificava os modelos diferentes das Kombis nas plaquetas de alumínio, que contem o número do chassi e o Tipo do veículo. O número ao lado da inscrição "Tipo", identifica o modelo confome tabela abaixo, assim podemos conferir se a Kombi é realmente o modelo que aparenta ser.

                                                                           

Localização da plaqueta:

 

Nas primeiras Kombis, a plaqueta era instalada no cofre do motor, sendo passada para a carcaça da tomada de ar na cabine, do lado direito até o final da produção da primeira geração em 1975. Nas Kombi Clipper, a plaqueta está na parede divisória da cabine, do lado do banco do motorista, isto até 1990, quando a VW aboliu esta plaqueta.

 

 

                             

KCB - Tipo e Modelo de Kombi na Plaqueta

 IDENTIFICAÇÃO Do MODELO PELA PLAQUETA

                     e pelo chassis:

a partir do ano/modelo 1983, quando a Kombi (e demais veículos VW) adotaram a numeração do chassi padrão mundial, com 17 dígitos, passamos a contar com o modelo da Kombi também no próprio número do chassi, onde os 7º e o 8º caracteres apontam o modelo, conforme abaixo, padrão que seguiu até 1994:

KCB_Identificação_Modelos_Kombi_1983_a_1

20 - kombi luxo (foi fabricada até 1986)

21 - kombi furgão

23 - kombi standard

26 - kombi pick up (cabine simples e dupla)

cabine dupla foi fabricada até 1986

27 - kombi ambulância

de 1995 a 1997, a kombi clipper teve na numeração do chassi, o 9º digito também como elemento identificador do modelo da kombi, ou seja, 3 caracteres do número do chassi passaram a mostrar qual é o modelo correto da kombi:

KCB_Identificação_do_Modelo_Clipper_1995

211 - kombi furgão

231 - kombi standard

261 - kombi pick up

271 - kombi ambulância

NO FINAL DE 1996 A KOMBI COMEÇOU A SER FABRICADA EM SUA VERSÃO COM TETO ALTO E A PORTA DE CORRER, SENDO QUE JÁ ERAM MODELOS 1997. FORAM POUCAS UNIDADES PRODUZIDAS EM 1996, MAS ELAS EXISTEM NO MERCADO. eM 1997, a kombi clipper FOI GRADUALMENTE SUBSTITUÍDA PELA TETO ALTO E COM ISSO, A TETO ALTO TEVE ALGUMAS MODIFICAÇÕES NA IDENTIFICAÇÃO DE MODELOS NO CHASSI. OS CÓDIGOS DA KOMBI FURGÃO E STANDARD MUDARAM NA TETO ALTO, PASSANDO PARA 217 E 237 RESPECTIVAMENTE. O MODELO CARAT, FABRICADO SOMENTE NESTE PERÍODO, ACABOU ADOTANDO TAMBÉM O CÓDIGO 237 NO CHASSIS.

KCB_Identificação_do_Modelo_Teto_Alto_

217 - kombi furgão

237 - kombi standard/CARAT

261 - kombi pick up

271 - kombi ambulância

A partir do ano 2000, a vw mudou a identificação de seus modelos, trazendo inormaçoes mais completas na numeração do chassi e introduzindo elementos de cálculo para dificultar a adulteração, com isso, os modelos também receberam nova codificação, válida de 2000 ao modelo com motor refrigerado a ar de 2006.

KCB_Identificação_de_Modelo_Teto_Alto_
KCB_Identificação_de_Modelo_Teto_Alto_

4º e 5º caracteres

fb - F=kombi furgão/ b=motor 1.6 a ar

gb - g=kombi standard/lotação/ambulância b=motor 1.6 a ar

hb - h=kombi pick up/ b=motor 1.6 a ar

7º e 8º caracteres

7x - kombi furgão/standard

lotação/ambulância

7y - kombi pick up

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