POR HELDER SOBRÊDA - PRESIDENTE DO KOMBI CLUBE do BRASIL
Neste trabalho inédito e exclusivo, em relação a kombi, trazemos a decodificação dos modelos em plaqueta e chassi, para a correta identificação dos modelos.
A VW identificava os modelos diferentes das Kombis nas plaquetas de alumínio, que contem o número do chassi e o Tipo do veículo. O número ao lado da inscrição "Tipo", identifica o modelo confome tabela abaixo, assim podemos conferir se a Kombi é realmente o modelo que aparenta ser.
Localização da plaqueta:
Nas primeiras Kombis, a plaqueta era instalada no cofre do motor, sendo passada para a carcaça da tomada de ar na cabine, do lado direito até o final da produção da primeira geração em 1975. Em 1969, a partri do chassi B9-671062, produzido em 15/10/1969, conforme Boletim Técnico A-89 de Outubro de 1969, houve uma mudança na plaqueta, onde passaram a informar somente o Tipo do Veículo, Número do Chassi e os pesos admitidos, deixando de informar o ano de fabricação. Nas Kombi Clipper, a plaqueta está na parede divisória da cabine, do lado do banco do motorista, isto até 1990, quando a VW aboliu esta plaqueta.
IDENTIFICAÇÃO DO MODELO DE KOMBI PELA PLAQUETA E PELO NÚMERO DO CHASSI
A partir do ano/modelo 1983, quando a Kombi (e demais veículos VW) adotaram a numeração do chassi padrão mundial, com 17 dígitos, passamos a contar com o modelo da Kombi também no próprio número do chassi, onde os 7º e o 8º caracteres apontam o modelo, conforme abaixo, padrão que seguiu até 1994:
20 - Kombi Luxo (foi Fabricada até 1986)
21 - Kombi Furgão
23 - Kombi Standard
26 - Kombi Pick Up (Cabine Simples e Dupla)
Cabine Dupla foi fabricada até 1986
27 - Kombi Ambulância
De 1995 a 1997, a Kombi Clipper teve na numeração do chassi, o 9º digito também como elemento identificador do modelo da Kombi, ou seja, 3 caracteres do número do chassi passaram a mostrar qual é o modelo correto da Kombi:
211 - Kombi Furgão
231 - Kombi Standard
261 - Kombi Pick Up
271 - Kombi Ambulância
NO FINAL DE 1996 A KOMBI COMEÇOU A SER FABRICADA EM SUA VERSÃO COM TETO ALTO E A PORTA DE CORRER, SENDO QUE JÁ ERAM MODELOS 1997. FORAM POUCAS UNIDADES PRODUZIDAS EM 1996, MAS ELAS EXISTEM NO MERCADO. EM 1997, A KOMBI CLIPPER FOI GRADUALMENTE SUBSTITUÍDA PELA TETO ALTO E COM ISSO, A TETO ALTO TEVE ALGUMAS MODIFICAÇÕES NA IDENTIFICAÇÃO DE MODELOS NO CHASSI. OS CÓDIGOS DA KOMBI FURGÃO E STANDARD MUDARAM NA TETO ALTO, PASSANDO PARA 217 E 237 RESPECTIVAMENTE. O MODELO CARAT, FABRICADO SOMENTE NESTE PERÍODO, ACABOU ADOTANDO TAMBÉM O CÓDIGO 237 NO CHASSIS.
217 - Kombi Furgão
237 - Kombi Standard/CARAT
261 - Kombi Pick Up
271 - Kombi Ambulância
A partir do ano 2000, a VW mudou a identificação de seus modelos, trazendo inormaçoes mais completas na numeração do chassi e introduzindo elementos de cálculo para dificultar a adulteração, com isso, os modelos também receberam nova codificação, válida de 2000 ao modelo com motor refrigerado a ar de 2006.
4º e 5º Caracteres
FB - F=Kombi Furgão/ B=Motor 1.6 a ar
GB - G=Kombi Standard/Lotação/Ambulância B=Motor 1.6 a ar
HB - H=Kombi Pick up/ B=Motor 1.6 a ar
7º e 8º Caracteres
7X - Kombi Furgão/Standard
Lotação/Ambulância
7Y - Kombi Pick Up