AutoMuseum VOLKSWAGEN - WOLFSBURG - ALEMANHA

 

O Kombi Clube do Brasil esteve presente em Wolfsburg, cidade-sede da VW, em Setembro de 2013, onde pudemos admirar uma parte do acervo de Kombis da Volkswagen. Viaje conosco e aprecie os modelos que estavam expostos na ocasião. No final da galeria, vejam 2 Kombis que estavam em exposição no museu do AutoStadt, que fica ao lado da matriz. Clique na imagem para aumentá-la.

 

Entrada AutoMuseum
Entrada AutoMuseum

O lugar onde estão as relíquias. Endereço: Automuseum Wolfsburg Dieselstraße 35 38446 Wolfsburg Alemanha

Corredor Auto Museum
Corredor Auto Museum

Uma linha do tempo onde o visitante entende a evolução da VW

Início produção da Kombi em Hannover
Início produção da Kombi em Hannover

Em 1956, a fábrica de Hannover ficou pronta, especialmente para produzir a Kombi

Kombi 1949
Kombi 1949

A primeira Kombi, o protótipo

Kombi 1949
Kombi 1949

O protótipo praticamente com as linhas definitivas

Kombi 1949
Kombi 1949

Notem que há um vidro traseiro na traseira, ao contrário das primeiras unidades produzidas.

Kombi 1949 Lado.jpg
Kombi 1949 Lado.jpg
Kombi 1949
Kombi 1949

Interior simples

Kombi 1949
Kombi 1949

As bananinhas presentes no protótipo

Kombi 1949
Kombi 1949

Sem parachoque

Kombi 1950 Dove Blue
Kombi 1950 Dove Blue

Uma das Kombis mais antigas sobreviventes. Originalmente foi usada como veículo de serviço no Aeroporto de Viena, e décadas depois, um colecionador comprou a Kombi e ela foi restaurada nos seus detalhes originais. O logo na lateral era uma demonstração de como poderia ser um bom ponto de venda, o que foi sugerido para os comerciantes: 13 m² de valor publicitário de área, afim de chamar a atenção dos consumidores.

Kobmi 1950
Kobmi 1950

O Logo grande VW característico das primeiras Barndoor (Porta de Celeiro), apelido devido a grande porta traseira que dá acesso ao motor, tanque de combustível e estepe.

Kombi 1951
Kombi 1951

Exportado para a Suécia quando produzida, foi restaurada em 1999 na Inglaterra

Kombi 1951
Kombi 1951

Notem as portas do salão do lado esquerdo

Kombi Samba 1962
Kombi Samba 1962

o modelo especial da Kombi chamado oficialmente de Sambabus, foi lançado em 1951 e era muito apreciada especialmente nas áreas do turismo de lazer com grande popularidade. Esta Kombi Modelo Sambabus é a Kombi de número 1.000.000, marca atingida em Outubro de 1962.

Kombi Samba 1962
Kombi Samba 1962

Modelo cuidadosamente preservado desde quando saiu da fábrica. Afinal, é a Kombi de número 1 milhão

Kombi Samba 1962
Kombi Samba 1962

Linda

Samba 1milhao 1962
Samba 1milhao 1962

Interior Luxuoso

Kombi Samba 1962
Kombi Samba 1962

Olhem o teto solar, famoso na versão Samba, assim como as janelas panorâmicas

Kombi Samba 1962
Kombi Samba 1962

Sem detalhes, perfeita

Kombis 1951 e 1962
Kombis 1951 e 1962

Kombi 1951 e a Kombi 1962, de número 1 milhão

Kombi Ambulância 1956
Kombi Ambulância 1956

Em Alemão, Ambulância = Krankenwagen Modelo 1956, veja a porta traseira de abertura invertida, para fazer uma bandeja para a entrada da maca.

Kombi Ambulância 1956
Kombi Ambulância 1956

Na dianteira, os indicadores de direção conhecidos como "tetinhas".

Kombi Ambulância 1956
Kombi Ambulância 1956

Detalhe da traseira da Ambulância: Porta de abertura invertida, lanternas maiores, luz de ré do lado esquerdo e luz de freio superior.

Kombi Bombeiro 1964
Kombi Bombeiro 1964

Veículo de pronto atendimento

Kombi Bombeiro 1964
Kombi Bombeiro 1964

O interno simples, pronta para o trabalho

Kombi Bombeiro 1964
Kombi Bombeiro 1964

Com uma caixa de ferramentas na caçamba.

Kombi Bombeiro 1964
Kombi Bombeiro 1964

Kombi com motor 1200, usada como apoio pelo Corpo de Bombeiros. Notem que ela não tem portas, e é assim mesmo, para facilitar a entrada e saída dos bombeiros

Kombi Bombeiro 1965
Kombi Bombeiro 1965

Essa é Ano 1965 com uma escada tipo Magirus

Kombi Bombeiro 1965
Kombi Bombeiro 1965

Mecanismo da escada, simples e funcional. Ideal para pequenas ocorrências.

Kombi Clipper 1967
Kombi Clipper 1967

A primeira Clipper!

Kombi Clipper 1967
Kombi Clipper 1967

A primeira Clipper Alemã. Lanternas pequenas, janelas amplas e porta de correr

Kombi Clipper 1967
Kombi Clipper 1967

Modelo Fabicado até 1972 é conhecido como T2A

Kombi Conversivel 1973
Kombi Conversivel 1973

Kombi Conversivel 1973
Kombi Conversivel 1973

Essa frente é bem similar a nossa Clipper. O modelo com os piscas na parte superior da frente, é conhecido como T2B

Kombi Conversivel 1973
Kombi Conversivel 1973

Conhecida como Open Air Bus, a Kombi foi feita especialmente para o Fernsehlotterie (entidade social) para o evento especial "Um lugar ao sol". A Kombi não teve alteraçoes, com a exceção de um piso reforçado. Devido à ausência do teto do o veículo parece maior em comparação com a versão standard.

Kombi Conversivel 1973
Kombi Conversivel 1973

Lanternas traseiras maiores, a outra alteração presente no modelo T2B. E notem a entrada de ar para o motor diferente,especialmente pensada para este modelo.

Kombi Conversivel
Kombi Conversivel

Uma graça!

Kombi Westfalia 1978
Kombi Westfalia 1978

A característica especial desta Kombi é o teto totalmente redesenhado e elevado, que foi apresentado em 1973 no Salão de Frankfurt. O plástico de fibra de vidro usado na parte posterior no teto permite a abertura máxima. Graças às suas instalações confortáveis, a Kombi Camper Westfalia é um hotel móvel.

Kombi Westfalia 1978
Kombi Westfalia 1978

Essa Kombi tem motor 1.6

Kombi Westfalia
Kombi Westfalia

Notem a "veneziana" lateral.

Kombi Westfalia 1978
Kombi Westfalia 1978

Interior da Kombi Westfalia, colorido e animado, apropriado para viagens!

Kombi Elétrica
Kombi Elétrica

Electrobus Em 1972 a VW iniciou sua série de testes de veículos elétricos em Kombis. O carro é exibido um dos últimos desta série. Novo sobre ele é que a bateria pode ser facilmente substituída por uma bateria totalmente carregada. Em alternativa, as baterias podem também ser recarregadas por meio de um carregador convencional no carro.

Kombi Elétrica
Kombi Elétrica

A Kombi Elétrica e seu carregador

Kombi Elétrica
Kombi Elétrica

Kombi sem alterações aparentes

Kombi Elétrica
Kombi Elétrica

Essa tem energia

Kombi Elétrica
Kombi Elétrica

Interior da Kombi Elétrica

Kombi Westfalia 4x4
Kombi Westfalia 4x4

Protótipo com tração nas quatro rodas Em 1975, o primeiro protótipo de uma Kombi com tração nas quatro rodas foi testada no Deserto do Saara. Uma vez que os resultados foram bons, o projeto foi adiante. Os protótipos estão equipados com uma caixa de quatro velocidades com conversor de torque upstream. A capacidade em subida é de 94% e a sua capacidade de circular em terrenos alagados com profundidade de até 50 centímetros. Em 1985 começou a produção em série com o nome Syncro - na T3.

Kombi Westfalia 4x4
Kombi Westfalia 4x4

O seu motor é 2.0 - A ar

Kombi Westfalia 4x4
Kombi Westfalia 4x4

Para todo o terreno

Kombis Clipper
Kombis Clipper

Da esqueda para direita: Protótipo Kombi 4x4 1979 Protótipo Kombi Elétrica 1979 Primeira Kombi Clipper 1967

Kombi Bombeiro 1979
Kombi Bombeiro 1979

Esta Kombi foi usada nas instalações da Fábrica da Volkswagen de Salzgitter

Kombi Bombeiro 1979
Kombi Bombeiro 1979

Bombeiro de Fábrica

Kombi Bombeiro 1979
Kombi Bombeiro 1979

Uma Kombi Pick-Up adaptada pela própria VW para trabalhar na brigada de incêndio interna.

Kombi Bombeiro 1979
Kombi Bombeiro 1979

Um mini caminhão de Bombeiro

Kombi Carat Brasileira 1998
Kombi Carat Brasileira 1998

A grande surpresa entre todas as Kombis expostas é essa: uma Kombi Brasileira 1998!

Kombi Carat Brasileira 1998
Kombi Carat Brasileira 1998

Na descrição informa que ela é da versão Carat, modelo de Luxo do Brasil

Kombi Carat Brasileira 1998
Kombi Carat Brasileira 1998

Mas nenhuma Kombi Carat e nem Teto Alto saiu em duas cores, parachoques cromados, pintura metálica...

Kombi Carat Brasileira 1998
Kombi Carat Brasileira 1998

Calotas estilo retrô com pneus faixa branca, coisas que não existiam na Carat Nacional

Kombi Brasileira 1998 Interior
Kombi Brasileira 1998 Interior

Bancos em couro e forração interna completa

Kombi CaratBrasileira 1998 Interior
Kombi CaratBrasileira 1998 Interior

Até o volante é revestido em couro e a cor do painel acompanha o revestimento. Nunca tivemos isso no Brasil

Kombi Carat Bras.1998 Interior
Kombi Carat Bras.1998 Interior

Reparem no painel de fundo branco, e todos os detalhes em verde claro. Nada disso tinha na Carat vendida no Brasil

Kombi Carat Brasileira 1998
Kombi Carat Brasileira 1998

Trata-se de uma versão única feita especialmente para o AutoMuseum VW, e não a fiel cópia da Carat Brasileira

Kombi T3 Recortada
Kombi T3 Recortada

De um lado, a T3 inteira, de outro, toda recortada, o que possibilita ver as mudanças realizadas da T2 para a T3.

T3 Recortada
T3 Recortada

É possível apreciar cada detalhe

T3 Recortada
T3 Recortada

A beleza interior

Kombi T3 Recortada
Kombi T3 Recortada

Até o motor é recortado

T3 Recortada
T3 Recortada

É possível ver tudo, até os materiais dos bancos

Kombi T3 Recortada
Kombi T3 Recortada

Meio a meio

T3 Recortada
T3 Recortada

Painel da T3 Recortada

T3 Recortada
T3 Recortada

Detalhes de todos os materiais de fabricação da T3

Kombis Bombeiros
Kombis Bombeiros

Bela visão!

Kombis Diversas
Kombis Diversas

Uma viagem ao tempo

Museu das Maravilhas
Museu das Maravilhas

Sem palavras para descrever este lugar!

T3
T3

A T3 tem o seu lugar garantido

T3 1979
T3 1979

Versão conhecida como Traveller Jet, foi o embrião da versão Carat Alemã

T3 1979
T3 1979

Mudança radical de estilo

T3 1992
T3 1992

Esta é uma a última T3 produzida, da Wolfsburg Edition, versão comemorativa de encerramento da geração.

T3 1992
T3 1992

Motor 2.1 a água, boxer

T3 Cabine Dupla 4x4
T3 Cabine Dupla 4x4

Uma T3 Cabine Dupla ano 1987, e é 4x4

T3 Cabine Dupla 4x4
T3 Cabine Dupla 4x4

Com faróis de milha, parachoque reforçado, pau pra toda obra no fora-de-estrada

T3 Interior
T3 Interior

Interior da última T3 de 1992

Kombi 1966 Autostadt
Kombi 1966 Autostadt

Aqui estamos em outro museu, o que fica na Autostadt (cidade do carro, em alemão), distante 2 km do Automuseum.

Kombi 1966 Autostadt
Kombi 1966 Autostadt

É um parque temático gigantesco, ao lado da fábrica da VW, onde todas as marcas do grupo tem um pavilhão exclusivo, além de restaurantes, cafés e uma maravilhosa área verde.

Kombi 1966 Autostadt
Kombi 1966 Autostadt

Há também um museu, onde carros de várias marcas contam a história e a importância do automóvel.

Kombi 1966 Autostadt
Kombi 1966 Autostadt

Essa Kombi está nesse museu. Ela é simplesmente impecável. Notem a luz de ré e de neblina

Kombi 1966 Autostadt
Kombi 1966 Autostadt

Modelo Samba, com teto de lona

Kombi 1966 Autostadt
Kombi 1966 Autostadt

No interior, o relógio do lado direito do painel marca presença

Kombi 1966 Autostadt
Kombi 1966 Autostadt

É simplesmente perfeita! Notem a porta de correr!

Kombi 1966 Autostadt
Kombi 1966 Autostadt

Não há como ficar indiferente ao admirar esta maravilha!!

Kombi Autostadt
Kombi Autostadt

Cercando esta Kombi, existem variadas imagens deKombis, e para nossa grata surpresa, esta é uma das imagens, a Kombi na construção de Brasília!!

Kombi 1950 Autostadt
Kombi 1950 Autostadt

Esta também está no Autostadt, em uma parte de exposição intirerante. Ela está no lugar que meses depois, ficou uma Last Edition.

Kombi 1950 Autostadt
Kombi 1950 Autostadt

Kombi Furgão - Sinalco

Kombi 1950 Autostadt
Kombi 1950 Autostadt

Sinalco é uma marca de refrigerante

Kombi 1950 Autostadt
Kombi 1950 Autostadt

A bandeja para evitar qualquer pingo de óleo no chão, mas como se pode ver, não seria necesário, está tudo seco!

Kombi 1950 Autostadt
Kombi 1950 Autostadt

A famosa Barndoor "porta de celeiro"

Kombi 1950 Autostadt
Kombi 1950 Autostadt

Outra Kombi sem detalhes, absolutamente perfeita

Kombi 1950 Autostadt
Kombi 1950 Autostadt

Raridade absoluta