A primeira Série Especial da Kombi, que foi criada
para marcar a despedida do motor Arrefecido a AR
KOMBI SÉRIE PRATA
Apresentamos aqui um trabalho histórico de resgate do modelo, que vai muito além de informar as características da série especial, realizado por André Chun, entusiasta e profundo conhecedor das séries especiais da Kombi e do Fusca. todos os dados aqui apresentados, assim como textos e fotos, é fruto do trabalho de sua pesquisa.
De antemão, deixamos nosso agradecimento ao André Chun por disponibilizar os dados da pesquisa realizada e todo o seu trabalho para publicarmos aqui no site. essa mesma pesquisa foi publicada no site autoentusiastas: www.autoentusiastas.com.br
Com a decisão de aposentar o famoso, bom e velho propulsor boxer arrefecido a ar no planeta no final do ano de 2005 (o Fusca mexicano saiu de cena em 2003-mas o motor era brasileiro),devido as novas normas de emissão de poluentes, na qual o motor boxer a ar não era capaz de atender a essa nova norma, a Volkswagen do Brasil decide fazer uma série especial de Kombis para comemorar tao importante evento. É bem verdade que figuras importantes como o Sr. Alexander Gromow deram esse empurrãozinho para uma despedida decente desse motor. O número de 200 kombis havia sido estabelecido e por ser um número pequeno, supunha-se que amantes do tradicional veículo iriam adquiri-las em suas coleções.
Lembrando que o propulsor original alemão idealizado ainda na década de 30, já tinha sido sofrido bastante modificações e era bastante diferente desses que vieram a ser os últimos montados no planeta, que já tinham injeção eletrônica multiponto para alimentar o motor de 1,6 litros, com sistema de catalisador, oferecidos nas versões álcool e gasolina.
As Série Prata externamente vieram todas elas pintadas na cor Prata Light Metálico. Para-choques e aros de faróis eram pintados na cor Cinza Cross. Ainda externamente as setas eram transparentes e as lanternas traseiras fumês, os vidros eram verdes, com para-brisa degradê e um adesivo com os dizeres “Kombi Serie Prata” na tampa do porta malas indicava a série especial. Um detalhe que pouca gente se atenta é que a janela traseira do lado do motorista é de correr (tal qual a Kombi Carat, produzida entre 97 e 99).